Se você vai passar o ano novo na Itália, é hora de começar a preparar a noite do dia 31. Sugiro uma programação bem quente e movimentada, já que casa de parentes e ondinhas na praia não serão possíveis. De norte a sul, selecionei alguns eventos para esquentar a noite de quem passará a virada do ano na Itália.
Ano novo em Roma
A expectativa da virada do ano em Roma promete um concerto ao ar livre, no Circo Máximo, e queima de fogos, no Foro Imperial. Porém, por problemas políticos, as atrações da festa romana ainda não foram confirmadas e nem divulgadas. Para não correr riscos, melhor manter-se atualizado até o ultimo dia na cidade. O certo mesmo é que ,na noite da virada, em Roma, o metrô funcionará até as 02h30m da manhã (coisa rara), ficando mais fácil voltar para o hotel depois da festa. Se realmente o concerto não vingar, bares e restaurantes da capital sempre oferecem os tradicionais jantares com músicas dançantes depois da meia-noite. Deixo aqui um site onde você poderá pesquisar alguns locais e preços: dicas ano novo em Roma
Réveillon em Umbria; tranquilidade e boa música
A 120 km de Roma, a cidade de Orvieto está preparando um ano novo para os amantes de jazz. Vários concertos animarão a noite, preparando os convidados para a chegada de 2017 em alto nível. Artistas italianos e internacionais apresentarão, do dia 28 de dezembro a 01 de janeiro, o melhor da música jazz. Alguns concertos serão gratuitos; outros custarão a partir de € 22. Compre aqui os bilhetes: site Umbria jazz
Ano novo em Nápoles
Com certeza será o ano novo na Itália mais próximo daquilo que você conhece como festa de réveillon, ou seja, perto do mar e cheio de gente animada. Nápoles, na virada do ano, oferecerá aos seus visitantes cinco palcos com concertos gratuitos para todos os gostos; o principal, na Praça do Plebiscito, e os demais, distribuídos ao longo da via beira mar e outras praças. Da 01h30m até às 02h, no Castel dell’ Ovo, na praia, haverá queima de fogos de artifício.
Ano Novo às margens do Lago de Garda
Quem tiver como destino o norte da Itália, poderá curtir o réveillon da cidade de Riva del Garda, em Trento, ao som de música eletrônica, ao ar livre, e com fogos de artifício. Nesta virada de ano (2016/2017), a região apresentará o festival enogastronômico di gusto in gusto, onde você poderá provar todas as delícias produzidas na região.
Ferrara, virada do ano medieval
Ainda no norte, um dos anos novos mais movimentados da Itália será o ano novo de Ferrara que começa com o tradicional “incêndio” do Castelo Estense, quando fogos de artifício cobrem o monumento de luz e fogo. À meia-noite, acontecerá o tradicional espetáculo pirotécnico, com 20 minutos de duração, iluminando o céu da cidade para a chegada do novo ano. Depois dos fogos, a festa seguirá com muita música e discoteca para animar. Caso você procure tranquilidade, elegância e glamour, poderá jantar em um dos palácios de Ferrara (a partir de €105 é possível participar dessa inesquecível experiência, com vista para os fogos do Castelo Estense, clique aqui para saber mais). Para completar, na praça XXVI Maggio está montada uma pista de sky e um snow tubing; diversão garantida para quem quer curtir a noite de ano novo em Ferrara.
Ano Novo na Itália: Florença
Terá festa com show ao vivo, na Piazza Michelangelo, em Florença. Além da maravilhosa vista do alto da praça e da tradicional queima de fogos, Marco Mengoni (quem???), cantor italiano, se apresentará em um concerto ao vivo. Quem procura um lugar mais quentinho, diversos restaurantes e pubs do centro reservarão mesas para a festa, com musica até tarde. Fora da cidade, o evento para quem gosta de novidades: uma festa de ano novo medieval (veja aqui o site da festa). Neste caso, além de curtir a festa, é possível reservar um quarto na estrutura e acordar na Idade Média (em pleno ano 2017!). A festa inclui um banquete, espetáculos, música. Tudo a rigor!