Visitar Roma com crianças é possível, divertido e interessante. A cidade é cheia de opções para passeios e descobertas, um verdadeiro almanaque que fascina as crianças em idade escolar . A Itália é uma meta de viagem que vai ajudar seu filho a criar gosto pela história e pelas viagens de descobrimento e com um prévio planejamento è possível evitar as longas caminhadas e o excesso de monumentos, uma tortura para os pequenos.
Dicas para visitar Roma com os filhos
Para visitar Roma com crianças é preciso deixar de lado as visitas a grandes museus ou locais que demandem muita concentração, a renuncia será compensada com a alegria em ver seu filho explorando um mundo novo. É prudente evitar locais cheios, com longas filas ou com complicadas explicações históricas.
Antes mesmo de chegarem à cidade, sugiro que assistam desenhos, animações e filmes infantis que mostrem gladiadores e envolvam fatos e imagens da antiga Roma ( Hércules, da Disney, Gladiadores de Roma ) assim vocês despertarão nas crianças um maior interesse pelo que está por vir . A ideia de que se está para conhecer as ruínas de uma antiga civilização certamente aguçará a imaginação dos seus filhos e tornará mais interessante o passeio pelas ruas da cidade.
Visitar Roma com crianças, os monumentos
O Coliseu é, certamente, o monumento que mais impressionará seu filho. Reconstruir as batalhas que aconteciam dentro daquela arena, os animais, os guerreiros, é uma emoção quase comparável àquela de ver o Mickey. Caso visitem Roma com crianças menores de 12 anos, é legal comprar para elas as roupas de gladiador que algumas barraquinhas vendem do lado de fora do monumento e que custam em média €10 euros. Entrar no Coliseu vestidos de guerreiro romano será o máximo do poder para eles!
A Bocca della Verità é outro monumento que gera comoção nas crianças. Imaginar que sua mãozinha pode ser devorada por um monstro de boca aberta, caso a verdade não seja dita, provocará gritos e servirá como estratégia para os pais usarem depois em casa.
A visita ao Vaticano também costuma ser um passeio muito interessante para quem pretende visitar Roma com crianças acima dos 6 anos, principalmente por tratar-se de uma forma espetacular de despertar nelas o interesse pelas artes. Os pontos fortes deste passeio se encontram no teto pintado por Michelangelo e na subida ao topo da Capela Sistina. Dica: comprar os ingressos antecipadamente para evitar que seus filhos esperem horas nas longas filas que se formam.
A Fontana di Trevi é outro monumento que encanta as crianças. Além de apreciarem a beleza dessa fonte majestosa e fresca, elas poderão divertir-se ao tentarem, de costas, jogar moedas dentro da sua água transparente. Reservem algumas moedas, pois ninguém se contenta em jogar só uma.
Um passeio pela Appia antiga também é uma excelente opção para fazer seus filhos conhecerem as ruínas da cidade. O lugar é tranquilo, arejado, cheio de catacumbas e de restos originais da antiga via por onde passavam os romanos que marchavam em direção às suas batalhas. Vocês podem levar lanches e curtir uma tarde de descobertas, corridas ao ar livre e descanso sob as milenares árvores do local.
No Pantheon, um templo com mais de 2000 anos, encontra-se uma gigantesca construção que deixa adultos e crianças de boca aberta. No mais, um enorme buraco no teto desse monumento, deixa entrar a luz que fascina os pequenos, eles começam então a ter as primeiras ideias da magnitude da arquitetura antiga.
Uma opção mais light e contemplativa é passar uma tarde nos parques da cidade, que contam com uma estrutura digna de primeiro mundo: limpos, bem cuidados , cheios de fontes e jardins. Os maiores e mais frequentados são Villa Borghese (onde esta o zoo da cidade) e Villa Pamphilli.
Alimentação para as crianças na Itália
Para comer, a Itália é melhor do que a Disney: pizza, gelato e macarrão é o que não falta! Os restaurantes oferecem comidas que seus filhos vão identificar com facilidade; nada de pratos estranhos que os farão torcerem o nariz. Aqui ,peixe é peixe, carne é carne e macarrão é pasta!
Se der fome, no meio do caminho, tem sempre uma pizzaria vendendo pedaços de pizza a peso; um modo simples e barato de acalmar o estômago dos pequenos. Se der sede, pela cidade há várias fontes de água potável; basta levar a sua garrafinha . No mais, as padarias da Itália são cheias de doces que vão enriquecer o paladar das crianças; deixe-as aproveitar!
Roma é uma excelente opção de viagem para se fazer com os filhos. A cidade oferece opções econômicas, se não gratuitas, que lhes permitem viajar em família sem gastar muito. Ademais, é um delicioso ponto de partida para os pais introduzirem as crianças no mundo da arte e do conhecimento; um passeio interativo pelos livros de história!