Eis que o ano está acabando e, mais uma vez, para aqueles que viajam e querem passar o natal na Itália e no frio da Europa, o blog elencará as principais atrações para o feriadão por aqui. Vale lembrar que na Itália o dia 26 também é festivo, ou seja, você ganhará um dia a mais para curtir o Natal.
Natal em Roma
Começarei pela capital, que concentra a maior quantidade de pessoas e turistas e, consequentemente, dispõe de mais atrações.
O Natal no Vaticano é a celebração mais buscada pelos brasileiros que escolhem passar o natal na Itália. A missa do dia 24 (começa às 21h30m) e a da manhã do dia 25 (começa ao meio dia), na praça São Pedro, são sempre muito emocionantes. Vale lembrar que são gratuitas e ao ar livre e, apesar da multidão, o clima é de tranquilidade. Outro ponto importante é que, em praça aberta, o frio costuma ser intenso; portanto, vale a pena agasalhar-se bem.
No Natal, as igrejas de Roma se preparam para exibir antigos presépios em diversas dimensões . Na basílica de Santa Maria del Popolo, na Piazza del Popolo, além do tradicional presépio de Natal, você encontrará as famosas obras de arte expostas gratuitamente, no interior da basílica. Para os loucos por presépios, ainda nos arredores da Piazza del Popolo, a Sala del Bramante exibe a histórica sala dos 100 presépios, com presépios de todo o mundo.
Este ano, em Roma, a novidade é o mercado de Natal na Piazza Spagna; um mercado com produtos natalinos, artesanatos e muitas delícias típicas do Natal italiano. Estes mercados são típicos em toda a Europa e muito visitados pelos moradores locais. É um modo de viver o Natal ao ar livre.
O clima de Natal em Roma inclui ainda as suas ruas e monumentos iluminados, as gigantescas árvores de Natal da Piazza Venezia e San Pietro, mas vale lembrar que os passeios nas noites festivas por Roma contam com um grande inconveniente: a redução dos meios de transportes. No dia 24/12 o metrô funciona até às 23h30m; depois disso a prefeitura deixa a população a mercê dos poucos ônibus noturnos. Portanto, prepare-se para caminhar no frio e conte com a sorte para conseguir um táxi.
Natal com crianças na Itália
Quem vem com crianças e procura alguma atração de Natal na Itália para elas, em Rimini, o parque da Itália em miniatura estará toda preparada com o tema natalino. Nesta atração, crianças com até 1m40cm entram gratuitamente (caso estejam acompanhadas por dois adultos pagantes e levem consigo uma bola de natal). Clique aqui no site do parque.
Outra proposta bacana é passar os três dias de Natal em um hotel na Toscana com muitas atrações para as crianças, ingresso em parques, jantares e almoços inclusos. Veja aqui os preços.
Natal na Itália, Nápoles
Famosa pelos presépios que são vendidos durante todos os meses do ano, no fim do ano, Nápoles vira um grande espetáculo natalino. A Via dei Presepi exibe peças de presépio artesanais que são famosas não só na Itália, mas em toda Europa. Uma tradição que remonta ao século XVIII e que enche a cidade de napolitanos e turistas que visitam, nos dias de festa, as lojas espalhadas pela estrada.
Natal na Liguria
Nas Cinco Terras, em Manarola, o maior presépio do mundo é outra opção para o seu Natal na Itália. São 17.000 lâmpadas e trezentas figuras em tamanho real, que são acesas a partir das 17h30m. Visitar este presépio iluminado, e localizado na colina do burgo de Manarola, é, com certeza, uma opção que iluminará as suas férias de Natal na Itália (além de lhe permitir apreciar a deslumbrante paisagem das Cinco Terras).
Presépio de natal na Sicília
Se nos dias de Natal você estiver no sul da Itália, uma opção muito legal é o presépio vivo de Custonaci, na Sicília. Neste presépio, com mais de 160 figurantes, o visitante entrará em cenas ambientadas no período do nascimento de Jesus, dentro de uma gruta pré-histórica. Vestidos, objetos, comidas, casas, tudo lhe transportará para a cena do evento ocorrido há mais de 2000 anos, além de lhe levar a entrar na atmosfera criada para representar a Sicília naquela época. Horário: das 16h às 20h, dos dias 25 e 26 de dezembro e de 05 a 08 de janeiro de 2017. Valor: 10 euros (incluindo o ônibus que leva até as grutas onde o presépio está montado).