Quais as principais atrações para conhecer se você for visitar Ferrara? Se você estiver no norte da Itália, entre Veneza, Bolonha e Milão, é possível visitar uma cidade que é um espetáculo de arquitetura e arte para quem está à procura de vestígios da época medieval e renascentista: Ferrara. Passear pelas suas estradas estreitas e apreciar a arquitetura urbanística são o must da cidade; a sensação é aquela de voltar no tempo ou de estar em um filme de de Robin Hood.
Visitar Ferrara, como chegar.
Muito bem conectada através da rede ferroviária nacional, da sua estação central de trem até o centro histórico da cidade é necessária uma caminhada de 20 minutos (senão os ônibus 1 e 3 , na frente da estação ferroviária, lhe deixará bem no centro histórico). Considerada a cidade das bicicletas, caso queira alugar uma, terá a oportunidade de apreciar a cidade de um modo mais original. O aluguel custa em média €10 o dia.
Podemos começar o passeio pelo Castelo d’Este, inicialmente construído com intenção de defesa, virou propriedade da mais poderosa e importante família que ali viveu na Idade Média. Compreende o castelo: jardim, ponte, torre, muro e calabouço. Um castelo medieval completo! Atenção ao horário de fechamento das 13h às 15h. Ingresso: € 8. Bem próximo dali está o Palácio dos Diamantes, que tem as pedras usadas na sua construção em formato diamantado (no mesmo estilo da Chiesa del Gesu Nuovo em Nápoles). Hoje, este palácio abriga mostras importantes da cidade de Ferrara.
Bela, tanto por dentro quanto fora, a basílica de San Giorgio é a catedral mais antiga de Ferrara. Uma mistura de estilos romântico e gótico com uma esplêndida fachada de mármore branco. Dentro acolhe uma série de afrescos para serem admirados. A entrada é gratuita, mas a basílica encontra-se fechada das 13h as 15h.
Para um passeio sem compromisso, quando visitar Ferrara, uma boa pedida é uma caminhada pela Via delle Volte, pitoresca estrada medieval onde o comércio local se desenvolveu com muita intensidade na Idade Média. O rio Pó chegava até ali e facilitava o comércio com outras cidades; considerem que nessa via circulavam e viviam comerciantes, prostitutas, assassinos… era o burburinho de Ferrara na Idade Média.
Aproveite para conhecer, também ao ar livre, o Corso Ercole d’Este que, segundo a Unesco, é a via mais bonita do mundo (seguramente por ainda manter as suas características urbanísticas com estruturas renascentistas), é bela sim, mas não exageramos…
Visitar Ferrara, comer e divertir-se.
Antes de despedir-se da cidade, não deixem de provar a culinária local. Para quem gosta de doces, o mais famoso da cidade é o Pasticcio maccheroni. O vinho mais popular é o Fortana e uma boa pedida é prová-lo com os salames e queijos de produção local. Uma opção divertida e pitoresca para um aperitivo é a Osteria Al Brindisi, a taverna mais antiga do mundo. Localizada perto da catedral da cidade; cozinha em pedra, móveis em madeira, ambientação a caráter. Aqui também dá para tomar um vinho sentindo-se na Itália medieval. Outra sugestão para um aperitivo ou jantar é CastaDiva, perto do castelo d’Este em via Armari,29. Simples e com pratos gostosos. Para a noite, além de revisitar os monumentos que são iluminados e têm uma outra perspectiva, Ferrara oferece também um delicioso jazz clube, localizado na Via Rampari di Belfiore, 167.