Quer Visitar Nápoles em um dia e aproveitar ao máximo a magia dessa cidade do sul da Itália? Conhecer Nápoles é a uma experiência que vai além das belezas que as outras regiões da Itália te ofereceram até agora, Nápoles é uma cidade que vai te conquistar pela sua rotina caótica e original e pela história que resplende e se mostra em cada via estreita e beco escondido dessa importante capital.
Para aproveitar ao máximo o passeio a Nápoles, o viajante tem que estar preparado e aberto para reconhecer o fascínio de seus tumultuados bairros e o italiano quase indecifrável de seus simpáticos comerciantes.
Além da famosa hospitalidade do seu povo e da sua gastronomia, Nápoles oferece aos turistas um conjunto de tradições capazes de seduzir qualquer visitante, isso porque durante a sua história, a cidade foi conquistada por diversos povos, apresentando na sua arquitetura urbana uma mistura de influências e vestígios das conquistas que seu território sofreu. Na idade medieval, se tornou a segunda maior capital européia em população, atrás somente de Paris. Apesar da grande importância histórica, nota-se que a cidade ficou um pouco abandonada turisticamente; sendo preterida por outras atrações que a circundam, tais como Capri, Pompeia, Positano, Sorrento,etc. No entanto, ao visitar Nápoles, você vai entrar na Itália típica e conhecer o italiano caricaturado pelos filmes e pela mídia. Vale dizer que os napolitanos são extremamente acolhedores, bairristas e orgulhosos da sua história e tradição. Visitar Nápoles significa participar da parte mais barulhenta, viva e musical da Itália.
Como visitar Nápoles em um dia partindo de Roma
Se lhe sobra pouco tempo para visitar Nápoles, partindo de Roma, dá para embarcar no trem veloz e em 1h10m descer na estação central da cidade. Caso esteja de carro, é mais fácil para poder aproveitar todos os demais destinos da região da Campana, mas dirigir dentro da cidade de Nápoles é só para os fortes, pois o trânsito é caótico, há muitos flanelinhas e normalmente é difícil estacionar. Logo, aconselho que deixe o carro em um estacionamento diário e embarque nos meios de transportes da cidade; o melhor modo para vistar Nápoles em um dia de forma econômica e despreocupada. A estação ferroviária central de Nápoles é coligada à estação do metrô da cidade. Você pode começar pela Piazza Garibaldi, na frente da estação, e facilmente chegar a pé ao Duomo, a majestosa catedral da cidade. Dentro estão : um magnífico batistério e as relíquias de San Gennaro. A via do Duomo cruza com a via dei Tribunali que hospeda, em suas transversais o complexo del San Gerolomini e a igreja de San Gregorio Armeno, nesse cruzamento, em via San Gregorio Armeno, encontra-se um comércio de objetos feitos à mão com temas de presépio, vendidos durante todo o ano e que acabou transformando-se em uma tradição local.
A via dei Tribunali é a via mais antiga da cidade, está ali desde que Nápoles foi conquistada pelos gregos, e a Unesco foi lá e a incluiu como patrimônio da humanidade. Ao longo da via dei Tribunali, a verdadeira Nápoles: muita gente, muito barulho e as pizzas mais concorridas da cidade, quanto mais a pizzaria for chinfrim , melhor será a pizza. Para este prato tão simples e popular, evite lugares sofisticados, seja povão! Ah, em Nápoles, as pizzarias vendem também deliciosas frituras, experimente!
Acompanhando o fluxo de Via dei Tribunali , encontra-se a Piazza San Domenico, inserida na zona universitária; é composta por um obelisco (construído em ocasião do fim da peste negra, que assolou a cidade) e, atrás, a igreja de San Domenico Maggiore. Em torno à praça, nobres edifícios e locais para um aperitivo ou café. Prossiga em direção à via Benedetto Croce, lugar cheio de vida, e de lojas de produtos típicos e souvenires. Cruzando a via Benedetto Croce, encontra-se a Piazza del Gesu, no centro da praça, a igreja Del Gesu Nuovo, caracterizada pela fachada em ponta diamante (como o Palazzo dei Diamanti em Ferrara), essa igreja é símbolo do barroco napolitano. Mais pra frente, a igreja e monastério de Santa Chiara, estrutura gótica do ano 1300, com formas simples e sóbrias; o seu interior é imponente e vale seguramente uma visita.
A segunda parte do dia reúne outros monumentos importantes a serem visitados: próximo à estação metrô Toledo está o Quartieri Spagnoli; inicialmente construído para hospedar os soldados espanhóis (ano de 1536) que na época dominavam e protegiam a cidade, o bairro virou meta das prostitutas que justamente queriam morar perto do trabalho, e dos soldados… posteriormente chegaram os criminosos e fez-se a festa. Enfim, o local viveu um grande período de decadência. Hoje, o bairro espanhol é seguro, um lugar muito característico, um típico bairro popular napolitano.
Do bairro espanhol, chega-se a pé à Galeria Umberto I, elegante galeria comercial do ano 1800, a galeria abriga deliciosas delicatessens, onde é possível provar doces que são famosos em toda a Itália, entre eles a famosa pasticceria Mery, o caffe Gambrinus e o Gran Caffe. Mais alguns passos e vê-se a majestosa Piazza del Plebiscito, a mais famosa praça de Nápoles, palco de concertos e manifestações importantes na cidade.
Na Piazza del Plebeiscito o Palazzo Real, edifício do século XVII que foi residência da família Borboni, durante o reino das duas Sicílias, e dos Savoia, depois da unificação da Itália. Se puder entrar, com € 4 euros é possível visitar as deslumbrantes salas e aposentos reais desse Palácio. Ao concluir a empresa de visitar Nápoles em um dia , nada como duas excelentes opções para aproveitar a vista do golfo de Nápoles e relaxar; a primeira é chegar ao Castel Sant’Elmo (doze minutos a pé da parada do metrô Vanvitelli. Ingresso € 5 (fechado às terças) e se deliciar com a sua estupenda vista, ou então visitar, gratuitamente, o Castel dell’Ovo (chega-se lá percorrendo a estrada ao longo do mar).O castelo oferece um terraço panorâmico de onde pode-se admirar o mar e o Vesúvio. Diz a lenda que este castelo se mantém em pé graças a um ovo escondido dentro dele e que, caso este ovo se rompa, o castelo desmoronará e Nápoles será sucumbida por catástrofes. Atenção que aos domingos e feriados o castelo é aberto somente pela manhã. Aos pés do castelo estão inúmeros restaurantes a céu aberto, com vista para o golfo, que podem fechar a sua visita a Nápoles com chave de ouro.
Onde comer em Nápoles
Ainda que a sua escolha seja aquela de visitar Nápoles em apenas um dia, aproveitar da culinária local é parte importante do curto pacote de viagem. Os napolitanos são mestres na cozinha, antes de chegar em Nápoles, perca uns quilos para enfiar o pé na jaca assim que chegar na cidade. Aposte nos pratos simples, nos restaurantes populares e você vai obter o melhor de Nápoles.
Alguns lugares recomendados:
O famoso chocolate napolitano Gay-Odin, com lojas espalhadas pela cidade.
Na via dei Tribunali , a pizzaria Di Matteo, e a I Decumani e para os doces, a Pasticceria Capparelli, além daquelas da galeria Umberto.
Perto da estação de trem, a pasticceria Attanasio.
O café napolitano é bem famoso, sempre forte como em toda a península mas é uma tradição tomar café ao bar depois do almoço. De bom-tom deixar qualquer moeda ao barista…
Últimas dicas para visitar Nápoles em um dia
Os costureiros de Nápoles são famosos na Itália e em todo o mundo, por isso, no decorrer do seu passeio você poderá encontrar bons vestidos a bom preço. É comum aos visitantes comprar uma gravata, símbolo da elegância e qualidade da alta costura napolitana.
Evitem negociações onde você acredite que vai levar vantagem, em Nápoles você perde. Nada de celular a preço inacreditável, relógios ou vestidos que alguém, por acaso, lhe oferecer pela estrada. Muito provavelmente é usado ou a embalagem pode conter uma pedra dentro, areia e por ai vai…
Evite dar conversa a quem lhe aborda do nada.
Prefira táxi credenciado.
No mais, aquele bom senso que usamos quando estamos no nosso país pode nos salvar de desagradáveis situações.
E viva Nápoles e tudo aqui que ela oferece! Eu amo!