Se você curte carnaval e quer experimentar a festa em um clima mais romântico e contemplativo, o carnaval na Itália é uma opção de viagem na semana de folia momesca. Festejado em algumas cidades mais do que em outras, quem vier curtir a festa aqui deve procurar as cidades onde a tradição carnavalesca é mais forte ou senão se conformar com clubes privados ou bares brasileiros promovendo a festa.
Seguem então algumas cidades onde é possível curtir o carnaval na Itália.
Carnaval em Veneza
O carnaval mais famoso da Europa acontece em Veneza, com uma programação de cinco dias dedicados à festa. A diversão dos venezianos está em vestirem-se e comportarem-se como os habitantes da cidade no período medieval. O carnaval de Veneza tem bailes privados, jantares de mascarados, encenações e concursos de fantasias. Os venezianos curtem a festa passeando pelas estreitas vias da cidade fantasiados dos personagens mais variados, participando de concursos na Praça San Marco e encantando turistas e moradores que participam do carnaval. Apesar do frio úmido do inverno veneziano, a animação dos fantasiados e o clima de folia na cidade ajudam a empolgar quem acompanha o cortejo de carnaval ao ar livre. Algumas gôndolas viram majestosos carros alegóricos enquanto outras transportam os foliões, divertindo quem assiste o embarque e o desfile no mar de princesas, nobres venezianos, papas, ogros, guardas medievais, dentre outros. Difícil é encontrar lugar nas pontes da cidade para acompanhar o cortejo do alto. À noite, Veneza vira um espetáculo ainda maior: luzes, mostras circenses, fogos de artifício e projeções sobre os palácios medievais à margem dos canais, criando um cenário mágico para os personagens noturnos do carnaval da cidade. Clique para ver a programação do carnaval de Veneza.
O turista que escolher passar o carnaval em Veneza pode acompanhar os cortejos ao ar livre, alugar fantasias para concorrer nos concursos (veja aqui quanto custa alugar uma fantasia em Veneza) ou participar de algum dos espetaculares bailes de mascarados dentro dos palácios da cidade; tudo organizado para lhe deixar no clima da Veneza medieval. O preço é salgado (cerca de 400 euros), mas a diversão é garantida.
Carnaval de Viareggio
Com uma festa famosa em toda península, Viareggio é outra opção para curtir o carnaval na Itália. A cidade, localizada a 100 km de Florença (em direção ao mar Iônio), faz uma programação de eventos durante todo o mês, mas é na semana de carnaval que desfilam, ao longo da via marítima da cidade, os carros alegóricos que dão fama a esse carnaval. São gigantescas alegorias que nada devem à festa brasileira. Somam-se ainda ao desfile espetáculos de dança, mascarados, shows pirotécnicos e muita diversão pelo caminho, onde você encontrará barracas gastronômicas e gente animada. A programação está disponível no site oficial, assim como o valor e o local para compra dos bilhetes, veja aqui.
Outras cidades que promovem desfiles de carnaval: Putignano, em Puglia; Acireale, na Sicília; o antigo carnaval de Fano, na região de Marche. A maioria dessas cidades dedica a festa a bailes de mascarados, desfiles de personagens da Idade Média e exibição dos magníficos carros alegóricos feitos de papel trabalhado por competentes artesãos, uma tradição local. No mais, barracas de comidas típicas , crianças fantasiadas, música e muita gente.
Quem preferir passar o carnaval na Itália, ancorado na capital ou em cidades que não têm a tradição da festa, tem que se conformar com alguns bailes privados de carnaval ou festas em lugares brasileiros.
Tradições no carnaval na Itália
A festa de carnaval na Itália acompanha uma farra de comidas e bebidas e, como é de se imaginar, os italianos preparam doces especiais para celebrar a festa, são eles : Frappe , Castagnole , Frittelle, Chiacchiere, dentre outras. A característica que as torna ùnica é a quantidade de calorias que carregam, mas não faz mal… uma vez ao ano. Como dica para os viajantes curiosos, que gostam de experimentar os sabores da viagem, termino o post com a receita de um desses tradicionais doces do carnaval italiano, le frittelle!