As zonas termais italianas são uma opção de lazer e relaxamento muitas vezes deixadas de lado pelos brasileiros, que costumam viajar focados nas atrações mais conhecidas.
A prática do banho termal é antiga, tratando-se de um hábito difundido entre os habitantes da Roma Imperial, que eram bem chegados em limpeza e conheciam as propriedades benéficas dessas águas, ricas em minerais e oligoelementos. Durante o passeio turístico pela cidade de Roma é muito comum encontrar resquícios de algumas das suas antigas termes públicas e comprovar o quanto elas eram inseridas na vida dos cidadãos romanos.
Contudo, com o passar do tempo as termes romanas não ficaram obsoletas, e você também poderá mergulhar em águas quentes e sulfúricas quando visitar a Itália. É um passeio para ser aproveitado em todas as estações do ano, mas muito mais apreciado no inverno, quando o frio queima lá fora.
O país possui dezenas de zonas termais e os italianos e europeus desfrutam muito das propriedades curativas dessas águas para combaterem dificuldades respiratórias e problemas de pele, fazerem tratamentos de reumatismo, massagens, terapias com argila e muito mais.
Onde estão as zonas termais italianas?
Uma das mais famosas zonas termais italianas está em Saturnia, a menos de 200 km de Roma, já na Toscana. Na cidade encontra-se uma piscina natural de águas termais, onde não se paga nada para usufruir e você pode ficar o dia todo “de molho” ou embaixo de uma pequena cachoeira termal. O lugar é pequeno e bastante movimentado nos feriados. Mas o must de Saturnia é o seu hotel termal 5 estrelas, que oferece, de forma potencializada, tudo aquilo que o visitante de uma terme procura: conforto, luxo e tratamentos estéticos gabaritados. O acesso limitado à piscina do hotel custa € 25 e você ainda pode reservar pacotes de tratamentos estéticos. Outra opção é você “fazer o rico” e pagar para passar o fim de semana no hotel, aproveitando-o de ponta a ponta. Na verdade, a fama de Saturnia se dá exclusivamente por conta do hotel, mas o passeio em si é válido pela possibilidade de incluir um giro pela Toscana e pelas cidades produtoras de vinho que estão na vizinhança.
Outra grande referência para tratamentos termais é a ilha de Ischia, localizada dentro de um contexto turístico espetacular, próxima à Capri e à Costa Amalfitana. Ischia atrai turistas do mundo inteiro em razão da temperatura e propriedades da sua água do mar. Em Ischia você poderá desfrutar de passeios e praias gratuitas. Ademais, os hotéis da ilha são especialistas em oferecer os melhores e mais eficientes tratamentos curativos para os visitantes que reconhecem o valor desse presente da natureza.
Nas proximidades de Roma existem ainda outras zonas termais italianas que não deixam nada a desejar se comparadas às de Saturnia e Ischia, e são quase sempre acompanhadas de um hotel /spa. Entre elas a Terme dei Papi, localizada em Viterbo, que oferece pacotes para um dia inteiro dentro da estrutura hoteleira, com diversas opções de tratamentos estéticos e dermatológicos. Outra opção é Terme di Roma, em Tivoli, a 60 km de Roma. Por algo em torno de € 50 você terá acesso a um pacote com entrada na sauna, percurso quente/frio, banho turco, curas respiratórias, massoterapia e os clássicos tratamentos para a pele.
Dicas para aproveitar as termes da Itália
Você percebeu que as zonas termais italianas são muito democráticas? Hotel, spa e tratamentos estéticos para quem quer luxar e, na mesma localidade, piscinas termais gratuitas, para quem gosta do corpo a corpo, crianças correndo e churrasco na grama. Acredite que ambas as opções tem o seu porquê e são divertidas. Nas áreas termais gratuitas é aconselhado levar um roupão para quando você sair da água poder circular nas proximidades e não sofrer com a diferença de temperatura e não seria mal levar também sanduíches e bebidas, para não ter que se afastar muito da zona de banho, todo molhado, quando a fome bater.