Aqui vão algumas valiosas dicas de viagem para Itália. Nada melhor do que chegar em um país diferente munido de informações que podem nos ajudar a economizar tempo e dinheiro e ainda nos proteger de situações que podem tornar a nossa viagem menos prazerosa. Organizar bem o roteiro e comprar passagens e bilhetes de entradas antes de sair do Brasil pode ser um bom começo para chegar com o pé direito.
Dicas de viagem para Itália, transporte:
A rede ferroviária italiana é eficiente, confortável e cobre praticamente todo o território nacional. Para ter acesso ás melhores ofertas é conveniente dar uma olhada no site das companhias ferroviárias e comprar os bilhetes com antecedência. Quanto aos transportes públicos municipais, cada cidade oferece bilhetes únicos, que possibilitam viajar em vários meios de transporte durante um determinado período de tempo ( 75 minutos em Roma) e bilhetes especiais que permitem um ilimitado número de viagens durante um ou mais dias. Compre-os segundo a sua programação diária para não desperdiçar o bilhete integrado com poucas viagens. É importante carimbá-los na entrada das estações de metrô , dentro dos ônibus ou antes de entrar no trem (no caso de viagens intermunicipais); caso não o faça, você corre o risco de ser multado.
Geralmente quem viaja para a Itália pela primeira vez se limita às cidades de maior fluxo turístico, justamente para poder aproveitar as atrações mais conhecidas. Outra boa dica de viagem para Itália é inserir no seu roteiro de viagem alguma cidade italiana fora do percurso tradicional, que tal um burgo toscano ou uma cidade dos castelos romanos? Chegando na Itália, não se deixem engessar pelo número de museus e aproveite os monumentos ao ar livre e as obras de arte em exposição em igrejas e edifícios governativos. Um bom exemplo são as obras de Caravaggio em Roma , que você pode visitar gratuitamente.
Dicas de viagem para Itália, alimentação:
Estando aqui, procure experimentar os pratos típicos da região que você está visitando. Tente saborear os vinhos locais, provar os produtos que não se encontram no Brasil e levar para casa uma novidade, uma referência, um sabor diferente. Nos restaurantes mais populares, o vinho da casa é uma oferta a ser considerada e são mais econômicos. Muito comum por aqui é o sandwiche preparado ao momento na salumeria; o pão preenchido com os presuntos e queijos que você escolhe em meio a infinita variedade oferta no banco de frios. É rústico, pouco sofisticado mas bem gostoso! Outra dica importante é aproveitar das inúmeras fontes de água que estão espalhadas por Roma. Na Itália, água da torneira geralmente é potável, assim como a água proveniente das fontes. Toda essa fartura é graças a uma espetacular rede de aquedutos construída no período da Roma Antiga e que disponibiliza água de excelente qualidade para toda a população. Vá sem medo!
É mais prático e econômico se comunicar com o Brasil através de um chip italiano da Wind Telecomunicações, que além de um plano tarifário especial para ligações internacionais, tem um custo de internet extremamente conveniente, evitando que você se transforme no louco do wi-fi free. A dica para quem estiver de passagem pela Itália é ativar um chip pré-pago (custa entre 5 e 10 euros), e tem uma tarifa de chamadas para o Brasil custando 0,08 centavos o minuto. Mais barato do que você ligar do Brasil para o Brasil.
Deixo a página : plano tarifário para ligar para o Brasil
Estejam atentos com ajuda de estranhos, pois dificilmente você conseguirá distinguir um italiano solidário de um mal intencionado, principalmente nas máquinas de bilhetes e nos caixas eletrônicos. Malas e bolsas à vista quando estiver se deslocando de trem. Um falso passageiro já desceu em uma estação levando a minha mala, por engano…
Dicas de viagem para Itália, as rapidinhas :
Leve consigo sempre dinheiro em espécie, carta de crédito e de débito não são aceitas em todos os lugares.
Nos restaurantes a gorjeta não é obrigatória mas sempre esperada.
Uma cópia do seu passaporte é suficiente para os passeios pela cidade sem risco de perder o original nas caminhadas turísticas.
Se visitar Roma no verão, reserve tempo para entrar em algum monumento à noite,é espetacular.
Visitar o Forum Romano no verão sem um chapéu ou sombrinha é doloroso, quase não se encontra uma sombra.
Na Itália , principalmente nas cidades menores , é comum o fechamento do comércio depois do almoço para a sesta; muitas vezes até as farmácias fecham nesse horário. Então nada de sentir dor de cabeça das 13 às 16 horas!
Enfim, a dica de viagem para Itália mais importante é aproveitar tudo aquilo que for possível de modo tranquilo. Acreditem, nem quem mora aqui consegue conhecer a imensidão de museus, monumentos, castelos e burgos que a Itália possui, então esqueça a possibilidade que você o faça! Tente focar naquilo que puder visitar e deixe espaço para simplesmente observar a dinâmica de vida dos italianos em frente a um capuccino ou a um cálice de vinho.