Qual o melhor período para conhecer a Itália? Essa é uma das principais perguntas que fazemos para nos prepararmos para o clima que vamos enfrentar, o que vamos levar na mala e o quanto a viagem será de acordo ou menos com as nossas expectativas.
Visitar a Itália no verão
Vamos começar com o mês mais polêmico: agosto. Para quem quer visitar a Itália visitando museus e monumentos ao ar livre , com longas caminhadas e filas sob um sol de 40 graus, pode ter certeza que será uma penitência. Talvez seja um mês indicado para quem está vindo ao país pela segunda ou terceira vez e pode escolher um destino de praia. Mas se todos os italianos esperam o mês de agosto como se fosse o dia do fim do mundo; Madonna, Rihanna e George Clooney vêm passar férias e se esbaldam na ilha de Sardenha, algum motivo tem, não é? Quem se desloca rumo às ilhas ou ao sul da Itália vai encontrar praias lindas e cheias, clima de festa, namoros de verão e muita diversão. Vale lembrar que as capitais costumam ficar vazias durante esse período e muitas lojas fecham por todo o mês, já que na Itália as férias costumam ser coletivas. Mas mesmo assim as cidades permanecem repletas de atrações para entreter turistas e italianos, que desfrutam de dias claros até as nove horas da noite .
Visitar a Itália no inverno
Outro período para conhecer a Itália que merece atenção especial é o inverno. Se você vier protegido do frio e não for extremamente sensível às temperaturas baixas, dá para encarar tranquillamente. Todos os locais fechados são aquecidos. De Roma para baixo e nas planícies do centro sul dificilmente a temperatura chega a menos de zero grau e só neva esporadicamente. Nessa época não é aconselhável conhecer o centro norte do país por causa das nevascas, das frequentes paralisações dos meios de transportes e da dificuldade para circular de carro e até mesmo a pé.
Melhor período para conhecer a Itália
A primavera e o outono são, de fato, as melhores estações para visitar a Itália, sendo a primavera a campeã. No outono os dias começam a ficar mais curtos e as chuvas são mais frequentes; é um clima de recomeço de ano, quando as pessoas voltam a trabalhar e as crianças começam o ano escolar. A temperatura oscila entre 15 e 27 graus, excelente para estar ao ar livre sem sofrer com o frio nem com o calor excessivo. As noites são mais frias e você corre o risco de pegar a outubrada, que é quando o mês de outubro permanece com as temperaturas de setembro, possibilitando até curtir uma prainha. Ah, os preços estão consideravelmente mais baixos nesse período.
Finalmente a nossa estação preferida: a primavera! Quando visitar a Itália fica longe das extremidades climáticas. Difere do outono porque os dias começam a ficar mais longos, trazendo um ar de bom humor muito evidente aos italianos que ficaram cinco meses embaixo das roupas de frio. Clima quente de dia e noites amenas. É sempre bom trazer um casaquinho na mala para as eventuais mudanças de temperatura, assim como para os passeios (é um entulho que te salva!). Março e abril ainda são um pouco frios, com temperaturas variando entre 15 e25 graus. Já o mês de junho algumas vezes chega apresentando clima de verão. Preços em subida.
Concluímos (ou concluí sozinha) que a decisão de quando viajar para Itália pode ser uma questão solucionável, e que qualquer hora é hora para embarcar nessa viagem. Se sua empresa só lhe dá férias em épocas específicas ou se você só pode sair do Brasil no final do ano, ou em agosto, organize-se para aproveitar o que a Itália pode lhe oferecer naquele período. Não vá ficar esperando sair da empresa para poder viajar! Passe sim seu natal aqui e aproveite a cidade toda iluminada ou agende seu mês de agosto de curtição total nas praias paradisíacas da Sardenha.