Vamos aproveitar o verão romano, que é quente, mas, também, uma delícia! Depois de bons nove meses com o corpinho coberto, no verão, os romanos enlouquecem e querem, a todo custo, aproveitar a vida ao ar livre.
Nesse período, além de encontrar um grande fluxo de turistas, a prefeitura organiza uma série, interessante, de eventos culturais para os romanos que permanecem na cidade, assim, é uma ótima oportunidade para gozarmos de tudo aquilo que a cidade oferece, deixando as filas exaustivas do Coliseu para quem não tem amor pela vida.
Vamos acompanhar alguns eventos que acontecem nesse período e viver Roma como os romanos!
O famoso passeio pelo lungotevere no verão sempre foi meu passeio preferido, todos os anos eu estava lá para a sua versão programa de índio: caminhar incessantemente pelas barraquinhas e jantar no lungotevere. Mas, finalmente, depois de pagar nove euros por um hambúrguer redondo no prato, sem pão e sem nada, entendi o esquema e adaptei-me à atração para poder aproveitar o melhor do passeio. Leve em consideração que é uma atração no centro da cidade, perto de outras atrações, portanto, além dos romanos, estão presentes muitos turistas e, onde tem turista, tem aquela leve tendência ao serviço não ser condizente com a qualidade. Outra coisa, os comerciantes que pagam para estar ali têm aproximadamente três meses para recuperar o investimento feito; então, procurem não jantar lá. Por duas vezes ali, comi mal e paguei muito!
Bem típicas nesse período são as barraquinhas do lungotevere. Entre Trastevere e a Isola Tiberina, às margens do rio Tevere (ou Tibres, em português), a partir de junho, instalam-se restaurantes, barracas de jogos e de vestidos, cinema, cartomantes e algo mais… É um vaivém de gente que não acaba mais e, apesar do percurso ser pequeno, depois de uma noite ali, parece que você fez Rio-São Paulo a pé. As caminhadas ao longo do Tibres são cansativas, você passa mais tempo desviando das pessoas do que curtindo o lugar. Se possível, dê uma geral nas barraquinhas e encontre logo um lugar que lhe agrade e, depois da escolha feita, acomode-se, faça um aperitivo e observe o vaivém de romanos e turistas.
Em se tratando de lungotevere, outra opção é fazer um passeio de barco pelo rio e apreciar a vida romana e seus palácios às margens do Tibres. O passeio começa no centro da cidade e termina no porto de Ostia. Apesar de pouco curado, o rio Tibres ainda representa a história da cidade e um passeio contornando as suas margens pode dar um toque especial à sua viagem.
Atravessar as pontes que colegam as margens do rio Tibres para fotos ou para descobrir o que a margem oposta lhes oferece é um dos passeios mais gostosos do verão romano. Especial atenção à Ponte Sant’Angelo, Ponte Mílvio e Ponte Garibaldi. Além das pontes, o rio acolhe uma pequena ilha, a Isola Tiberina. Durante o verão , a isola tiberina é palco de uma série de eventos culturais: um cinema ao ar livre, manifestações e artesanatos, bem como diversos bares e restaurantes improvisados para quem quiser respirar a fresca brisa com a qual o rio presenteia os visitantes das suas margens nos dias quentes de Roma.