Ano novo em Roma e as melhores opções para o Réveillon.
Está cansado de passar o ano novo de shorts e pular ondinhas na última noite do ano? Todo mundo merece um ano novo diferente, nem que seja para se certificar o quanto o ano novo no Brasil é maravilhoso.
Passar as festas de fim de ano na Europa significa viajar, conhecer e dar uma trégua aos encontros familiares de todos os anos. Também é uma excelente opção para o ano em que o pessoal com o mesmo sobrenome não organizou nada e você vislumbra um natal e ano novo sem muitas perspectivas. Bilhete comprado, Papai Noel na mala e vamos lá às principais dicas de como usufruir ao máximo a sua festa de ano novo em Roma e evitar todas as muito prováveis pegadinhas, aproveitando o melhor que a cidade oferece nos dias de festa.
Festa de ano novo em Roma,o que tem de melhor.
Vamos encontrar algumas soluções bacanas para a noite de ano novo em Roma. Para começar, hospedar-se em um hotel perto do metrô pode fazer toda a diferença (veja na parte “as roubadas”).
Os romanos, na noite de réveillon, fazem festa na casa de parentes e amigos ou, no máximo, aproveitam os jantares e espetáculos que são promovidos na noite do dia 31. Mas você é turista e , neste caso, resta só aproveitar as atrações oferecidas por toda a cidade. Vamos a elas… A noite de Réveillon no frio é puro glamour e as discotecas de Roma fazem festas espetaculares com programação para toda a noite de ano novo, geralmente janta-se ali e depois música até as 5 da manhã. Se você é baladeiro, com certeza vai ser a noite dos seus sonhos porque é tudo organizado ao máximo para a noite mais importante do ano. Jantares all inclusive em hotéis e discotecas custam em média €120; entrada, mesa reservada para jantar e discoteca, senão, só a entrada com open bar por € 40, aproximadamente. Outros locais e restaurantes de grande porte oferecem bandas ao vivo que vão do Rock ao Jazz entre outras alternativas para dançar a noite toda no quentinho.
Se você estiver no centro, os concertos de ano novo são uma alternativa para quem não curte discoteca. Pecado que para economizar uns trocados a prefeitura de Roma se esquece da importância turística da cidade e convida quase sempre artistas locais. Este ano tem Negroamaro e Bennato. Oi???? Aproveite então para fazer uma cultura de música italiana.
No ano que você vier, vale a pena pesquisar algum concerto de música clássica, sempre organizado por algum teatro romano , que é linguagem universal e enobrece sempre a alma. Certamente vai colaborar para dar aquele toque de “passei ano novo na Europa” à sua viagem.
Outra opção bacana é passar a virada percorrendo a cidade e seus principais pontos turísticos no centro e, à meia-noite, encontrar-se em umas das tantas praças de Roma para compartilhar a virada do ano junto aos tantos turistas que estarão ali. Um verdadeiro réveillon internacional! As praças mais centrais e geralmente mais movimentadas são o Campo di Fiore e Piazza Navona com seus bares e discotecas localizados na rua de trás.
Este ano Roma promove concertos em algumas das saídas do metrô.
Outro passeio bacana nas noites de fim de ano em Roma é o mercado de natal da praça Navona, cheio de barracas de doces , brinquedos artesanais , objetos de presépio e um carrosel. Vale a pena pela atmosfera romântica do lugar.
As roubadas do fim de ano em Roma
Roma é uma capital que muitas vezes nos deixa perplexos; quando mais precisamos da cidade ela nos vira a cara. Nos feriados importantes como natal e ano novo a quantidade de transportes públicos disponíveis é reduzida praticamente a zero, deixando você no frio, a mercê de longas caminhadas e se jogando no meio da estrada para tentar parar qualquer táxi (que também estarão em número reduzido). A Salvação dessa noite é o metrô, que geralmente funciona até as 2 da manhã.
Farmácia na noite de réveillon nem pensar; vai girar toda a cidade para encontrar uma aberta.
Ah, você também vai ter dificuldade para alugar um carro, todos pensaram como você nessa noite.
Fim de ano em Roma quer dizer inverno e temperaturas baixas; a umidade característica da cidade faz com que o frio vá entrando pelos seus ossos, te matando pouco a pouco. Agasalhe-se bem se for para a rua.
A virada do ano não comporta roupas brancas ou de cores claras; aqui domina o vermelho, cinza e preto na noite de ano novo. Convencer um brasileiro a passar a virada vestindo roupas escuras é o mesmo que condená-lo a 365 dias de puro azar. Convém deixar as suas superstições de Roberto Carlos de lado e arriscar um traje escuro (muito melhor do passar uma noite infernal com a sua calça branca do Brasil).
Os concertos oferecidos, geralmente no Circo Massimo ou Colosseo, são gratuitos mas assim que termina o show todo mundo corre para se abrigar em algum lugar quente. A maioria das pessoas nas praças são turistas como você e, diferente de Nova York, aqui é permitido tomar um “esquenta” na rua. Ao menos isso… Quem já passou o ano novo em Times Square sabe do que estou falando.
Ano novo em Roma, o que fazem os italianos para trazer boa sorte .
Se quiser passar o ano novo na Itália e seguir as tradições daqui, elenco alguns costumes para a hora da virada: na noite do dia 31 os italianos usam calcinha ou cueca vermelha. Tradição herdada da Roma antiga, quando a cor vermelha fazia referência ao sangue das batalhas do império e cobria de força e coragem quem a usava na noite do novo ano. Hoje a guerra é outra, e, como no Brasil, o significado da peça íntima vermelha é arranjar um marido ou esposa.
Comer lentilhas na hora da virada pode lhe trazer muita prosperidade no ano que começa. Na falta delas, as uvas fazem o mesmo efeito.
Jogar pela janela coisas velhas ou defeituosas que você tenha conservado em casa. Vale móveis, roupas velhas, sapatos, pratos…
Bem, a cidade oferece o típico reveillon das principais cidades da europa. Na verdade, a melhor coisa de passar o ano novo em Roma é que no dia primeiro do ano Roma é Roma e estará sempre lá com toda a sua beleza e pronta para ser visitada por mais um milênio. Não esqueça que a cidade fica sem transporte público, pois é o único detalhe que se não for bem calculado pode te deixar verdadeiramente mal humorado.
E ao final da noite de última noite do ano, não se espante se sentir uma saudadezinha das ondinhas que você pulou no ano anterior e da muvuca na avenida Paulista.