Quais são as vistas panorâmicas de Roma mais apreciadas pelos nativos e turistas? Quem já esteve aqui sabe que a cidade é referência, tanto em beleza quanto em arte, e que um simples passeio é capaz de deixar boquiaberto qualquer visitante. Mas Roma tem tesouros escondidos, além de panoramas e ruas que podem revelar maravilhosas surpresas. Não posso lhe deixar de fora desses espetaculares lugares de contemplação!
Você não precisa sair correndo pela cidade em busca de todos os lugares que estão na lista, já que a maior parte deles estão localizados próximos aos monumentos que você vai querer visitar e, deixar um ou outro para trás, não deve ser considerado um problema (mas sim uma bela desculpa para você voltar a Roma). Sem se importar com a ordem de classificação, já que a subjetividade interfere no valor do quadro pintado, elencarei aqui as sete vistas mais bonitas de Roma, com algumas curiosidades dos locais.
Panorâmica do Castelo Sant’Angelo
Do terraço do Castelo Sant’Angelo é possível ter uma visão da basílica de São Pedro com o enquadramento de toda a rua que leva até o Vaticano; este é o ponto forte do terraço. Do outro lado está o rio Tevere com suas margens e pontes, realçando a beleza da vida que corre na cidade. À noite essa vista se transforma com uma magnífica iluminação; é como se a cidade apresentasse, em um espetáculo de luzes, o Vaticano aos seus visitantes.
Uma das vistas panorâmicas de Roma : terraço do Vittoriano
O panorama de Roma visto do Vittoriano, monumento localizado na Piazza Veneza, permite um ângulo de visão de 360 graus sobre toda a cidade; é a vista mais alta que você pode apreciar. Para ter o máximo de alcance visual é preciso subir até o último andar do monumento, através do seu elevador panorâmico. Chegando ao topo, além de ter toda Roma sob os seus pés, é possível aproximar os pontos de interesse com a ajuda de quatro binóculos colocados à disposição dos visitantes. Nos planos inferiores do Vittoriano estão outros panoramas não tão altos, mas nem por isso menos fascinantes.
Vista do alto de São Pedro
A cúpula da Basílica de São Pedro presenteia seus visitantes com uma das vistas panorâmicas de Roma de tirar o fôlego, literalmente. Depois de subir suas 537 escadas, fora da estrutura, um terraço põe diante dos seus olhos a entrada do Vaticano em direção a Roma, com todos os detalhes da magnitude da Praça São Pedro e das colunas de Bernini que lhe adornam.
Ao ar livre você desfrutará de outras vistas de Roma gratuitas, algumas delas com efeitos especiais.
Panorâmica do Jardim das Laranjas
O Jardim das Laranjas é um pequeno parque localizado no alto do Aventino, uma das sete colinas de Roma, hoje transformado em um elegante bairro residencial. Na extremidade desse jardim, que mistura árvores gigantescas com outras de laranjas amargas, existe um terraço que, do seu alto, revela um incrível panorama da cidade. Trata-se de um lugar romântico, de grande beleza e que guarda uma surpresa: adiante do Jardim das Laranjas, na Praça dos Cavaleiros de Malta, uma porta esconde uma das mais espetaculares vistas da Basílica de São Pedro. Olhando através do buraco dessa porta é possível ter uma vista prospectiva da cúpula, inserida num jogo ótico. É uma grande emoção para os turistas que esperam ansiosos o momento de descobrir o que está por trás daquela fechadura.
Vista do Vaticano com efeito especial
Falando em vistas que encantam e divertem, tem uma rua em Roma que lhe fará voltar à infância: é a Via Piccolomini. Desta rua tranquila e residencial a vista da cúpula de São Pedro tem uma posição particular, dando a impressão de estar ao alcance das suas mãos quando avistada a partir do centro da estrada. E não para por aqui: à medida que você vai se aproximando, a cúpula, ao invés de aumentar, diminui. O efeito contrário também é observado quando você se afasta (a cúpula vai crescendo!). Depois de correr para cima e para baixo na rua, você vai perceber que, ao acomodar-se no fim da estrada para uma observação de “gente normal”, tudo não passava de uma ilusão de ótica e a cúpula de São Pedro deixa de “fazer mágicas”.
A vista panorâmica mais romântica de Roma
Do alto do Gianicolo está a vista panorâmica mais patriota e romântica da cidade. Um extenso jardim público com um terraço mostra de um lado o Vaticano e do outro uma vista de Roma e dos seus principais pontos de visitação. No centro do Gianicolo está uma estátua dedicada ao herói nacional, Giuseppe Garibaldi, já que esta zona foi palco de batalhas para a defesa da república italiana. O Gianicolo sempre atraiu os casais românticos que vivem ou passam pela cidade, tornando-se ponto de encontro de muitos apaixonados.
Famoso panorama de Roma: o Pincio
O terraço do Pincio não fica atrás em beleza e atrações. Esse ponto do centro da cidade tem uma extensa vista da famosa Piazza del Popolo, com a cúpula de São Pedro ao fundo (a maior protagonista das vistas panorâmicas de Roma). Atrás do mirante do Pincio, o maior parque de Roma, a Villa Borghese, contribui com a overdose de paisagens romanas.