Dicas para visitar Pisa em um dia e conhecer as suas principais atrações. É só falar o nome de Pisa para vir à mente a imagem da torre torta, símbolo dessa cidade toscana conhecida em todo o mundo. Mas Pisa oferece só este monumento aos milhares de turistas que decidem visitá-la durante todas as estações? Absolutamente não!
E quem dispõe de pouco tempo e deve organizá-lo para visitar Pisa em um dia, pode, tranquilamente, dedicá-lo a um passeio pela cidade, terra de Galileo Galilei, mais um ilustre toscano. Apesar do seu reduzido tamanho, Pisa, assim como Gênova, Veneza e Amalfi, dominava as rotas comerciais do Mediterrâneo e, graças a isso, no passado, teve grande destaque na península itálica.
Então, já que a torre não é a única atração, não se deve pular uma visita a Pisa!
Vamos começar falando um pouco sobre a inclinação da torre; é sabido que foi determinada pelo cedimento do terreno, observado antes do final da sua construção. O fato despertou interesse nas pessoas que a visitavam, e dizem que até Galileu Galilei aproveitou da novidade e andou jogando uns objetos de cima da torre para comprovar as suas teorias científicas (a lei dos corpos em queda). No século passado, a inclinação acentuou tanto que fez-se necessário um trabalho de restauração, reduzindo-se então a inclinação da torre para menos de quatro graus. Na verdade, a torre de Pisa faz parte de um complexo de monumentos que está na Piazza dei Miracoli, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Além da torre, a praça abriga: a catedral em stilo romanico e planta em forma de cruz, o batistério de San Giovanni e o campo santo, vulgo cemitério. A Piazza dei Miracoli além de bela é confortável; dá para deitar na grama (não mais), comer um sanduíche sentado nas redondezas e observar o povo tentando tirar foto da torre nas mais divertidas posições. A entrada na catedral è gratuita mas os demais monumentos são a pagamento. È possível comprar bilhetes integrados a partir de € 5 que aumenta de preço conforme a quantidade de atrações que você quiser visitar, mas sempre mais conveniente que comprá-los separadamente. Para entrar na torre e subir até o panorâmico terraço são 295 escadas e €18 de bilhete, eu não paguei… aceito coments de quem desembolsou essa fortuna. Posto algumas fotos micônicas que os milhares de turistas fazem quando estão em Pisa. Um sucesso!!!!!
Poucos sabem mas Pisa hospeda ainda outras 2 torres pendentes. Em via di Santa Maria, praticamente atrás do lungarno está a torre da igreja de San Nicola, com uma inclinação de 2,5 graus; a outra torre inclinada, supera inclusive a torre di Pisa que conhecemos, com 5 graus de inclinação, está na Igreja de San Michele degli Scalzi em Viale delle Piagge, fora do centro histórico. Para visitá-la servem 20 minutos de caminhada.
Da Praça dei Miracoli, caminhando em direção ao rio Arno e “entrando” na cidade, encontramos outra praça que merece ser visitada; a Piazza dei Cavalieri, outrora considerada a principal praça de Pisa e seu centro político. Ali encontram-se edifícios importantes que fizeram parte da vida e da história da cidade por séculos. Ainda nessa praça vê-se o Palazzo della Carovana e a igreja de Santo Stefano dei Cavalieri.
Podemos prosseguir sempre em direção ao rio Arno e conhecer o Borgo Stretto, um dos bairros mais visitados de Pisa, tendo sido muito movimentado antigamente, hoje abriga antigos edifícios tranformados em negócios, bares, restaurantes. Em Borgo Stretto encontra-se também a casa da família Galilei. Vale a pena um passeio pelo local.
Do Borgo Stretto, caminhando em direção à Piazza Garibaldi e Ponte di Mezzo, você encontrará às margens do rio Arno, conhecido como Lungarno (todo percurso costeiro do rio Arno é chamado de lungarno, assim como em Roma chamam de lungotevere o percurso às margens do rio Tevere), o Lungarno dei Médici. O must aqui é apreciar as elegantes casas, propriedades de ricos e poderosos da época (como a família Médici, que dá nome a esse pedaço do Arno). No lungarno Gambacorti, merece uma visita a igreja de Santa Maria della Spina, construída no século XIII, em estilo gótico. Essa também andou despencando e foi restaurada no século passado. Percebe-se que Pisa tem uma tendência a fazer entortar os seus edifícios…
Se visitar Pisa em um dia não for o seu desafio e lhe sobrar tempo e vontade de passear, a poucos passos da praça dei Miracoli, está o Horto Botânico, abrigando três hectares de natureza, desde 1544.
Visitar Pisa em um dia, como chegar
Pisa é bem colegada com a rede ferroviária nacional, partindo de Roma, Florença, Milão ou qualquer outra cidade, é só comprar um bilhete em direção a Pisa centrale e você chega no centro da cidade. O aeroporto de Pisa é o principal da região toscana e para quem quiser ir para essa região é possível desembarcar diretamente em Pisa.